terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

"Tudo muito verde, mamae!!!" #Turquia

Nao escrevo em portugues faz tempo. Alias, acho que nunca escrevi em portugues depois que terminei o ensino medio. Meu teclado é turco, entao vai a maioria das palavras sem acento. Entao, para os que acompanham e perdem o tempo de ler minhas loucuras, ja vao incluidos meus sinceros pedidos de desculpas, por usar essa lingua tao linda, dessa maneira tao judiada.

Caramba...ô viagenzinha infernal essa Brasil-Turquia.... Passei duas semanas no Brasil, so pra abrir as malas e dar a hora de voltar. Tortura fisica e psicologica....

Meu filho agora mais crescido ficou admirado, como se tivesse visto pela primeira vez, o "verde" do Brasil. Falou muito, também,, na linguagem dele, de "como as pessoas "da rua" sao legais e sorridentes e boazinhas com a mamae dele"...

:(  Nao sei se rio ou choro com a descoberta do meu garoto.... Sofreu, pela primeira vez, com a volta. Viemos chorando juntos. E eu, tentando dar de durona, nao chorar na frente dele, dizendo: "mas meu filho, tem que chorar nao. Tudo no Brasil é muito caro... e..e.. aquele monte de gente na rua...e a violencia e... transito muito ruim tambem" (Gente, foi o melhor que pude fazer no momento). Ele na inocencia ou "maturidade" (??) dele disse: Mas, mamae, na Turquia "os"  pessoas fazem coisas feias igual ladrao faz..." Eu resolvi deixar pra la. Achei profundo demais. Nao sei se foi uma metafora elaboradissima ou um devaneio de um garotinho de 7 anos que somente estava triste pelas férias terem terminado. O tempo dira.

Mas, fala sério... entrar no elevador e ouvir bom dia + sorriso de um completo estranho foi pra mim a high total. Ouvir: "claro senhora" + sorriso, "tudo certinho? " Bom proveito!" + sorriso. "Sem problemas, é so a senhora colocar isso aqui e fazer assim" + sorriso.... Ah... que alivio.... Eu voltava pra casa do meu pai e ficava contando pra todos igual a uma criança. Boba de felicidade.... E os da familia que ja estiveram na Turquia me entendiam, so olhavam um pro outro com um sorrisinho amarelo, o resto, que nao conhece as bandas de ca, tambem olhavam um pro outro, mas achando que eu tô ficando louca hahaha. Quase, mas so quase, tinha me esquecido do signficado da palavra cordialidade e da pratica da mesma.

Mas que ta caro morar no Brasil, ta sim... Pedi um galao d'agua de 20 litros pra casa... 13 reais...oi?? The horror!!!! Caramba... é agua!!!!! Nao temos agua? Ta faltando agua? No Brasil?? Tenha santa paciencia.... Mas como nao falo de politica e nem gosto, vou ficando por aqui.... vocês que moram ai discutam e tentem dar um jeito nisso. Porque um dia eu volto e vou, claro, reclamar do preço das coisas tambem junto com vocês... e sorrir, sorrir muito, andar livre, leve e solta...sem ter medo de ser feliz de novo.


4 comentários:

Gellar disse...

Estou gostando das postagens, hihihi quero ver muito mais.
Beijos

Unknown disse...

Obrigada! :)

CidaNobre disse...

Aqui é realmente tudo muito caro.....mas a nossa liberdade não tem preço!!!

Unknown disse...

Falou e disse, Cida. Abraços xx