quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

+Turquia e o Reboot Mental

Então gente.. . recadinho para quem tem acompanhado o blog "Perigos ...." Primeiramente, obrigada pela visita, comecei o blog a 1 semana atras e estou com mais de 1000 hits ... e com o rastreador de visualização desligado pra mim. Obrigada e espero que estejam gostando. Deixem mensagens ou perguntas na caixinha lá, senão por email ou no G +. Adoro ler seus comentários, os construtivos e até mesmo os nem tanto. :)

Pra que já antes me acompanhava no meu Canal do YouTube já me conhece um pouco. Pra que não sabe, eu sou a Danny, e fui casada a 10 com um turco.  Nos separamos a 4 anos atrás. Temos um filho de 7 aninhos, razão do meu viver e de me fazer estar de pé mais um dia na Turquia. Hoje sou casada novamente com um inglês, que vive aqui a mais de 20 anos. (Também separado de uma turca). Ok, apresentaçoes devidamente feitas, vamos ao que interessa.

Como eu disse acima, para os que me conhecem sabem que não gosto de viver na Turquia. São 13 longos e árduos anos. Uma cultura tinhosa e de muitos "nãos"," não pode " ou "não convém". Moro em um pais muçulmano com fachada de pais ocidental, o que te pira totalmente... escrevemos da esquerda pra direita como vocês (os países árabes escrevem da direita pra esquerda), usamos caracteres latinos (a,b,c,d...1,2,3...) usamos roupas civis e ocidentais (mais comportadas, obviamente). Com restrições, ainda podemos comprar bebida alcoólica....  Convivem lado a lado as mulheres de véu muçulmano e as sem véu. Convivência essa longe de pacifica. Não se aceitam. Pais está em crise ideológica.  Não sabem que diabos é isso aqui e não sou eu que vou tentar saber. Como disse.. eu sobrevivo.

Viver aqui significa você praticamente tem que se reprogramar mentalmente. Dar o reboot mesmo, em quem era, o que sentia, como pensava, atitudes, gostos.... praticamente tudo datado b.T (before Turkey) . Começa-se a entender esse lugar depois de muito, muito tempo. Depois de uns 5 anos eu acho que já podia dizer "o que era e o que não era", entender certos comprtamentos e regras. Depois de ter filhos, e o coloca-los la fora, nessa Turquia tao insipida e muitas vezes tao cruel, me vi em face de coisas que nunca tinha visto antes. Quando penso que já tinha aprendido tudo (tola)... vem outra atrás, só pra me acordar e me dizer: alerta aceso, sempre. Esse pais nunca cessa em me surpreender negativamente. 

As coisas boas aqui na Turquia podem ser compradas. E se podem ser compradas, não vale. A liberdade por exemplo, não tem preço. 

De visita ao Brasil me sinto uma ET, na minha própria terra. Um caso pra contar, como exemplo, foi das ferias  passadas. Então, estamos na piscina do prédio onde minha irmã mora, o que já estava me incomodando porque homens e mulheres estavam todos juntos conversando normalmente, em traje de banho, (aiii minha cabeça reprogramada "islamizada" de anos sofre) até que resolvo subir com meu filho sozinha deixando minha irma e o resto da família lá embaixo. Entrei no elevador e um homem corre pra dentro antes de fechar a porta. Morador do prédio. Ele diz, sorrindo: Boa tarde, tudo bem?.....e eu não soube como reagir....  Juro que não soube... abaixei meus olhos e disse: "boa tarde" mantive a cabeça baixa, morrendo de vergonha. Eu me achei patética... pitiful mesmo. A que ponto eu cheguei no meu treinamento de mais de década num pais islâmico... Fiquei com vergonha de mim mesma. Quanto mais passa o tempo, mais difícil fica * voltar pro Brasil. Sua mente já esta muito bem condicionada para sobrevivência em um pais islâmico depois de 13 anos. Falar "oi" para um estranho e principalmente para um homem fica difícil.

Chego aqui de volta na Turquia, me sinto em casa, infelizmente. Sem "olas" para dar, nem sorrisos pra distribuir. Esqueço o que vi e vivi no Brasil e ando pra frente, marcando no calendário "menos  um dia" da minha liberdade condicional.

Até.

*Quem sabe da minha historia, sabe que não posso voltar, tenho a guarda do meu filho, mas, se você tem filho com um estrangeiro, nao pode sair do pais com a criança ate sua maioridade OU com a autorização assinada do pai. Haha, e essa posso esperar sentada. 

PS: Meu teaclado é turco. Faltam acentos. Perdoes.. sem til :/

Nenhum comentário: